quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tutorial | Como fazer balão de hq no Photoshop (intermediário)

Antes de mais nada…

Neste post eu já havia ensinado um método fácil para fazer balão de hq (balão de fala) usando o Photoshop. Hoje vou ensinar um método um pouco mais trabalhoso, porém menos limitado.

Em primeiro lugar, com Ctrl+O, abra a imagem na qual você pretende inserir o balão de fala. Aqui está:

Agora selecione a ferramenta Elipse, ali do seu lado esquerdo.

screen1

Com a ferramenta Elipse selecionada, ali em cima, do lado esquerdo, selecione a opção Shape Layers. Isso é importante, pois permitirá que você venha a editar o seu balão posteriormente, caso ele não fique exatamente no tamanho ou do jeito que você quer (o que é bem provável!).

Selecione a cor do balão na paleta de cores.

Ou… Por padrão, o Photoshop usa o preto como cor do primeiro plano (foreground color) e o branco como cor de fundo (background color). Para invertê-las use a tecla de atalho X, deixando o branco em primeiro plano. Clique e arraste no local desejado, formando o contorno do balão.

 

Agora vamos dar uma “ajeitada” nesse balão, caso contrário ele não irá aparecer sobre o fundo branco, como é o caso. Na paleta Layers, mantenha selecionada a layer onde está o balão (Shape 1) e clique no símbolo Fx (add a layer style). Ou, simplesmente clique duas vezes sobre a layer para abrir a caixa  de diálogo Layer Style.

Agora vamos adicionar alguns estilos ao balão…

Drop Shadow (sombra): faz uma sombra sob o balão. Selecionando essa opção basta ajustar os controles para personalizar o efeito.

Stroke (fio): dá o contorno ao balão. Sob um fundo claro isso é muito importante. No caso, eu utilizei o fio de 1px

Aproveite para dar uma “fuçada” nos outros estilos.

Note que na layer aparecem os estilos que escolhi para o balão. Para ocultar algum deles, basta clicar sobre o “olhinho” que aparece à esquerda.

Agora vamos à parte mais chata para aqueles que não têm prática, que é fazer o ápice do balão. Ápice é aquele “rabicho” que todo balão de fala tem. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer atenção.

Selecione a ferramenta Pen (P). Agora, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre o balão. Você verá que aparecem 4 nós nas extremidades do balão, certo?

Preste atenção no nó inferior.

Agora solte a tecla Ctrl, e passe a ferramenta Pen sobre o contorno do balão. Deverá aparecer um sinal de mais (+) junto ao ícone da caneta. Isso indica a função de adicionar nós. Se tiver alguma dificuldade com isso, simplesmente clique sobre a ferramenta Pen e verá uma caixa de opções. Selecione Add anchor point tool.

screen

Agora, adicione mais dois nós, um de cada lado desse nó central, a uma distância pequena.

Untitled-2

Agora, aproxime a caneta do ponto central e pressione a tecla Alt. Deverá aparecer uma setinha. Clique sobre o ponto central. Dessa maneira ele formará uma ponta.

Agora pressione a tecla Crtl novamente. Agora você poderá arrastar esse nó para baixo, fazendo assim o ápice do balão. Também poderá ajustar os outros dois nós para que o balão fique certinho. Mas tem que segurar a tecla Ctrl, certo?

     

Pronto! Aí está o balão.

Mas balão que é balão tem que ter texto, né? Então selecione a ferramenta Text (T), a fonte de sua preferência, e alinhe o parágrafo ao centro. digite o seu texto.

Dê um jeito nas quebras de linha, de maneira que o texto fique num formato arredondado, ou o mais próximo disso. Evite hifenizações (quebras no meio da palavra). Para movimentar os objetos (tanto texto como balão), selecione a layer que deseja editar (no painel Layers) e use a ferramenta Seleção (V) para movimentar. Se quiser movimentar dois objetos ao mesmo tempo, selecione ambas as layers, mantendo pressionada a tecla Ctrl.

Xiii, só que o balão ficou muito grande… Então vamos diminuí-lo.

Pressione Ctrl+T (transformação livre) e ajuste o balão ao texto. Depois não esqueça de clicar naquela setinha verde para aplicar a transformação, senão, nada feito. 

    Pronto… Aí está o balão.

Agora você sabe!

6 comentários:

Deixe aqui o seu comentário