quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tutorial | Como fazer balão de hq no Photoshop (intermediário)

Antes de mais nada…

Neste post eu já havia ensinado um método fácil para fazer balão de hq (balão de fala) usando o Photoshop. Hoje vou ensinar um método um pouco mais trabalhoso, porém menos limitado.

Em primeiro lugar, com Ctrl+O, abra a imagem na qual você pretende inserir o balão de fala. Aqui está:

Agora selecione a ferramenta Elipse, ali do seu lado esquerdo.

screen1

Com a ferramenta Elipse selecionada, ali em cima, do lado esquerdo, selecione a opção Shape Layers. Isso é importante, pois permitirá que você venha a editar o seu balão posteriormente, caso ele não fique exatamente no tamanho ou do jeito que você quer (o que é bem provável!).

Selecione a cor do balão na paleta de cores.

Ou… Por padrão, o Photoshop usa o preto como cor do primeiro plano (foreground color) e o branco como cor de fundo (background color). Para invertê-las use a tecla de atalho X, deixando o branco em primeiro plano. Clique e arraste no local desejado, formando o contorno do balão.

 

Agora vamos dar uma “ajeitada” nesse balão, caso contrário ele não irá aparecer sobre o fundo branco, como é o caso. Na paleta Layers, mantenha selecionada a layer onde está o balão (Shape 1) e clique no símbolo Fx (add a layer style). Ou, simplesmente clique duas vezes sobre a layer para abrir a caixa  de diálogo Layer Style.

Agora vamos adicionar alguns estilos ao balão…

Drop Shadow (sombra): faz uma sombra sob o balão. Selecionando essa opção basta ajustar os controles para personalizar o efeito.

Stroke (fio): dá o contorno ao balão. Sob um fundo claro isso é muito importante. No caso, eu utilizei o fio de 1px

Aproveite para dar uma “fuçada” nos outros estilos.

Note que na layer aparecem os estilos que escolhi para o balão. Para ocultar algum deles, basta clicar sobre o “olhinho” que aparece à esquerda.

Agora vamos à parte mais chata para aqueles que não têm prática, que é fazer o ápice do balão. Ápice é aquele “rabicho” que todo balão de fala tem. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer atenção.

Selecione a ferramenta Pen (P). Agora, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre o balão. Você verá que aparecem 4 nós nas extremidades do balão, certo?

Preste atenção no nó inferior.

Agora solte a tecla Ctrl, e passe a ferramenta Pen sobre o contorno do balão. Deverá aparecer um sinal de mais (+) junto ao ícone da caneta. Isso indica a função de adicionar nós. Se tiver alguma dificuldade com isso, simplesmente clique sobre a ferramenta Pen e verá uma caixa de opções. Selecione Add anchor point tool.

screen

Agora, adicione mais dois nós, um de cada lado desse nó central, a uma distância pequena.

Untitled-2

Agora, aproxime a caneta do ponto central e pressione a tecla Alt. Deverá aparecer uma setinha. Clique sobre o ponto central. Dessa maneira ele formará uma ponta.

Agora pressione a tecla Crtl novamente. Agora você poderá arrastar esse nó para baixo, fazendo assim o ápice do balão. Também poderá ajustar os outros dois nós para que o balão fique certinho. Mas tem que segurar a tecla Ctrl, certo?

     

Pronto! Aí está o balão.

Mas balão que é balão tem que ter texto, né? Então selecione a ferramenta Text (T), a fonte de sua preferência, e alinhe o parágrafo ao centro. digite o seu texto.

Dê um jeito nas quebras de linha, de maneira que o texto fique num formato arredondado, ou o mais próximo disso. Evite hifenizações (quebras no meio da palavra). Para movimentar os objetos (tanto texto como balão), selecione a layer que deseja editar (no painel Layers) e use a ferramenta Seleção (V) para movimentar. Se quiser movimentar dois objetos ao mesmo tempo, selecione ambas as layers, mantendo pressionada a tecla Ctrl.

Xiii, só que o balão ficou muito grande… Então vamos diminuí-lo.

Pressione Ctrl+T (transformação livre) e ajuste o balão ao texto. Depois não esqueça de clicar naquela setinha verde para aplicar a transformação, senão, nada feito. 

    Pronto… Aí está o balão.

Agora você sabe!

4 comentários:

  1. Olá, obrigado pela ajuda. Foi de grande valia. Gostaria de saber como faço para conectar um balão ao outro? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. valeu mesmo,esta aula foi até menhor que video aulas valeu até!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário