sábado, 23 de agosto de 2008

Como é produzida uma HQ?

Pouca gente para pra pensar que para que uma HQ exista, são necessários muitos profissionais. Geralmente quem leva os louros é apenas o criador dos personagens, que não necessariamente desenhou ou escreveu o roteiro da HQ que você acabou de ler.
Claro que existem casos e casos.
Aqui, estou me referindo às HQs publicadas pelas grandes editoras nacionais, que são "fabricadas em série". Vou citar como exemplo o Mauricio de Sousa, mas isso também se aplica a outros autores.
Com o enorme sucesso de seus personagens, e a quantidade de produtos com a sua marca, é óbvio que já não é ele quem escreve as historinhas da Turma da Mônica. Nem teria como. Isso faz parte do seu desenvolvimento profissional.
Então, as revistinhas precisaram ser produzidas em massa. Você já se perguntou como isso é feito?
Bem, se uma revista existe, é porque alguém a inventou, certo? Estou me referindo à revista como produto. Uma equipe de editores se reuniu e definiu aquele produto. Ele é destinado ao público X, vai ter X páginas, vai custar X, etc.
Após definido o formato, é necessário definir outros detalhes. Quem vai escrever? Quem vai ilustrar? Quem vai diagramar a revista? Quem vai editar os textos? Entre outros.
Feito isso, inicia-se o processo:
Passo 1: Definir roteiros
Quais histórias entrarão na revista? Algumas editoras trabalham com roteiristas colaboradores. De acordo com a demanda, os roteiristas produzem histórias deste ou daquele personagem. Na verdade, acredito que é mais uma questão de identificação do roteirista com o personagem, mas isso é assunto para um outro post.
Então os editores responsáveis selecionam roteiros que se identificam com o produto. Deve haver um certo equilíbrio e padrão com relação aos temas das histórias. O número de páginas não pode exceder ao tamanho definido, então é preciso também inserir estrategicamente algumas histórias menorzinhas para poder "fechar" a revista. Geralmente as editoras já possuem um estoque de roteiros aprovados e "comprados" de seus colaboradores. Mas, se a revista for temática, pode ser necessário encomendar os roteiros.
Passo 2: Mandar ilustrar
Aprovados os roteiros, eles são enviados para os ilustradores. Uns trabalham com ilustradores freelancer, outros com estúdios de ilustração, terceirizados ou não. Estou falando genericamente, cada um tem seu método.
Lá os ilustradores vão desenhar à lápis as hqs, de acordo com os roteiros. Eles também devem seguir à risca um styleguide que pode incluir até os cenários. Feito isso, o lápis das HQs será enviado para avaliação e aprovação dos editores de arte. Será avaliado o desenho em si, as proporções, padronização e continuidade, se está de acordo com o styleguide, se tem espaço suficiente pra os balões, entre outras coisas. Em algumas editoras, é nessa etapa que são colocados os balões. Em outras, os balões são feitos na arte. Finalizada a revisão de arte, as correções solicitadas são passadas aos ilustradores, e as artes podem então ser finalizadas.
Nessa fase também deve ser definida e ilustrada a capa da revista.
Passo 3: Diagramar e pintar
Depois de finalizadas, as artes são digitalizadas e vão para a fase de diagramação. Nessa etapa, é feita a "junção" das HQs, página por página, montando história por história. Enquanto isso, as mesmas artes já estão sendo pintadas no Photoshop. Em alguns casos, o pessoal que faz a pintura tem que seguir à risca um guia-cor já definido pelo estúdio (autor) que criou os personagens. Em outros casos pode-se criar livremente as cores de cenários, obedecendo apenas às do styleguide dos personagens. Claro que na pintura também são seguidos uma série de critérios e padrões.
Passo 4: Editar
As HQs já estão montadas e pintadas. É hora de revisá-las. Todas as HQs prontas são impressas e vão para a revisão de arte e de texto. Os editores de arte irão verificar se há erros de pintura, de diagramação, ou qualquer outro problema que comprometa a qualidade da HQ. Os editores de texto além verificar a ortografia, vão adequar a linguagem da HQ, que não é obrigatoriamente seguida pelo roteirista. Verificadas as falhas, as HQs voltam novamente para o pessoal da arte (diagramação e pintura), que deverá fazer todas as correções solicitadas.
Nesta fase também é feito o expediente da revista, com os devidos créditos e logomarcas.
Ok, as correções estão feitas, e agora?
Passo 5: Editar de novo
Parece brincadeira, mas em todas as etapas de edição são encontrados erros e mais erros.
As HQs não costumam ser revisadas pela mesma pessoa em cada etapa. Como cada pessoa tem um jeito particular de ver as coisas, sempre se encontra o que mudar.
Então, lá vem correção em cima de correção. O problema nessa etapa, é que às vezes o segundo editor manda desfazer o que o primeiro editor fez... Aí pode ocorrer alguns desentendimentos.
Passo 6: Fechar
Corrigidos todos os problemas encontrados, é montado o boneco da revista. Ou seja, vários arquivos em PDF, que formam os cadernos que a compõe. Agora que o boneco está montadinho, adivinhe...
Passo 6: Revisar o boneco
Sim, mais uma revisão. E, acredite... vão aparecer erros ainda! Ilustrações que ultrapassam a linha de corte, um pontinho faltando aqui, uma sujeirinha ali. Até mesmo erros de digitação. E dá-lhe correção. Feitas as correções, o boneco deve ser atualizado. Isso tudo dá bastante trabalho! Então finalmente a revista vai ser impressa, certo? Calma...
Passo 7: Pré-impressão
Há ainda uma pré-impressão da revista. Ela mostrará a revista exatamente como ficará.
E lá vem mais erros. Pouquinhos, mas tem.
A essa altura, o pessoal de arte não aguenta mais tanta correção.
E finalmente a revista vai para a gráfica, para a alegria de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário