sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dica criativa: ganhe dinheiro ou presenteie com uma HQ personalizada

Eis aqui uma dica de um presente bastante original.
Imagine ganhar (do seu namorado(a), amigo(a), colegas de trabalho, funcionários, pai, mãe, periquito, cachorro, o que for), uma revista de hq completa no qual você é o personagem principal, retratando com muito bom humor o seu dia-a-dia, as suas manias, as suas "frases" preferidas. Seria no mínimo inesperado, não? Emocionante, eu diria.
Se você sabe desenhar um pouquinho e é familiarizado com o Photoshop e o InDesign, considere montar uma HQ personalizada para alguém. Você pode oferecê-la como um presente bem diferenciado, ou mesmo fazer disso um negócio e ganhar dinheiro com essa brincadeira, como eu às vezes faço.
Algumas considerações são válidas:

A reação de quem ganha o presente


Na minha experiência com este tipo de trabalho, em 100% doa casos a reação da pessoa que ganhou foi surpreendente - risos e lágrimas - uma mistura de emoções. E isso é muito gratificante tanto para a pessoa que trabalhou arduamente na criação da revista (no caso eu), quanto para a pessoa (ou o grupo) que decidiu presentear essa pessoa.

O seu sucesso depende, claro, de uma boa caracterização do personagem, roteirização, finalização, e cooperação entre as partes - artista e cliente (no caso de um trabalho para terceiros).

De onde surgiu a idéia?

Acredito que a maioria das boas idéias acontecem ao acaso.
Começou assim: o Natal estava se aproximando, e eu não sabia o que dar de presente para a minha mãe. Ela, que é ilustradora, me disse o seguinte: "Quero que você me faça um cartão maravilhoso, com tudo o que você aprendeu a fazer em todos esses anos!"
Comecei a pensar no tal cartão. "O que eu sei fazer? Bom, eu sei fazer uma HQ!"
Então não seria mais um simples cartão. Melhor!
Decidi então fazer uma historinha rápida, tirando um sarrão dela.
Como ela é uma figurinha, não foi difícil ter assunto para a história. Só que a coisa foi crescendo, e a história, que era pra ter só uma página, acabou tendo quatro.
Poxa, mas eu ia entregar a história assim, solta? Tinha que ter uma capa! Se ia ter capa... também teria contracapa... e assim por diante. Pensei: "Uau!!! Isso está virando uma revista!

A capa e algumas páginas da minha primeira revista:


A segunda revista foi mais elaborada: os cenários mais realistas

foram montados no Photoshop com base na realidade da "vítima".

Tendo a idéia em mente, planejei tudo: capa, contracapa, expediente, tirinha final e a hq em si.
Desenhei, escaneei, finalizei e mandei imprimir numa gráfica perto de casa. Como eu estava de férias e encarando aquilo como uma brincadeira, concluí o trabalho em uma semana de pauleira, e entreguei o presente à minha mãe no Natal. A reação dela foi surpreendente! 

Além de ter surtado de tanto rir na hora, ela passou a mostrar a revista pra todo mundo que via na frente. Ninguém saía da casa dela sem ver a revista, e ela a levava consigo aonde ia, mostrando pra todos. Inclusive hoje, ela a deixa numa estante da sala, num local bem visível.

Pois bem, nessa de mostrar a revista pra meio mundo, acabou surgindo o interesse de outras pessoas no negócio. Ela fez tanta propaganda, mas tanta propaganda, que surgiram novos trabalhos. Essa divulgação espontânea foi essencial para mim, que jamais teria mostrado o trabalho a alguém.

Uma opção de trabalho rentável mas...

Sim, é possível ganhar dinheiro com isso. Porque se for realmente bem-feito ele é autopromovível. A pessoa que ganhou vai fazer questão de mostrar a revista para todos os amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, e isso pode gerar novos pedidos. E eu acredito que a melhor propaganda do seu trabalho não é aquela que você mesmo faz, e sim a que seu cliente faz.

Por outro lado, é um presente beeem caro. Muita gente vai amar mas não vai poder comprar. E você não vai poder cobrar pouco.

É uma boa ideia para um presente em grupo. A família, os amigos, os colegas de trabalho se juntam e fazem uma vaquinha. Aí sim.

Como e quanto cobrar?

Este é o tipo de trabalho que exige muita dedicação, criatividade e talento. Então, logicamente não tem como cobrar pouco.

Preço sugerido - uma revista de 8 páginas (4 de capa + 4 de miolo) custa por volta de 2.800 reais (350 reais por página). Isso inclui a criação de personagens, roteirização, desenho, colorização e diagramação.  A impressão deve ficar por conta do cliente, principalmente se forem muitos exemplares. Se forem 1 ou 2, considere dar como cortesia para o cliente.

Há ainda alguns fatores que costumo levar em consideração:

Quem vai ser retratado? Se eu conhecer a pessoa, fica muito mais fácil. Fazer uma hq retratando a vida e as manias de uma pessoa que eu nunca vi na vida exige mais estudo e muita colaboração das pessoas que a conhecem. 

Forma de pagamento

É essencial que o cliente deixe um sinal de 40 a 50% do valor total. O restante deve ser pago na entrega. Outra opção que facilita muito a vida do cliente e aumenta as suas chances de venda é a venda parcelada no cartão de crédito. Você não precisa ter maquininha e nem empresa aberta. Basta ter uma conta de vendedor no PayPal ou PagSeguro. Dessa forma você pode enviar a ordem de pagamento por email, muito simples! Mas fique atento: eles vão abocanhar uma boa parte do seu dindim, principalmente se você optar por parcelamento sem juros para o cliente (os juros ficarão por sua conta). Considere isso na hora de orçar. Ofereça sim, uma boa opção de parcelamento sem juros, mas faça antes uma simulação para ver o quanto isso vai te custar para não ter surpresas desagradáveis.

Qual o prazo para a entrega da revista?

Geralmente as pessoas estabelecem uma data - natal, aniversário, dia dos namorados, etc. Se o prazo for muito curto, vai exigir uma dedicação extra. Um prazo confortável seria uns 2 meses para uma revista de 8 páginas.

Sobre trabalhar para amigos ou parentes

É difícil ser profissional quando quando se trata de fazer negocio com família ou amigos. Geralmente o artista sai prejudicado, e acaba tendo que quebrar mil galhos, baixando o preço, ou dividindo o pagamento em milhares de vezes. Isso fica a critério de cada um.

É preciso ter consciência de que você não pode fazer um trabalho meia-boca só porque está recebendo menos, afinal é o seu nome que está em jogo. Então, a partir do momento em que concorda em fazer um trabalho por um valor inferior ao que ele vale, você deve assumir as consequências disso e se dedicar incondicionalmente.

Tente fazer!

Se você ainda não sabe exatamente o que quer, faça um teste. Escolha uma pessoa que você conheça e goste, e faça uma brincadeira. Invente uma tirinha para ela, tente desenhá-la da sua maneira. É importante fazer o seu estilo. Depois mostre o seu trabalho e sinta as reações das pessoas. Acredito que esse feeling vale mais do que se contentar com um mero "ficou legal".

Mas como fazer?


Neste post eu ensino passo a passo como fazer uma revista de hq, baseando-me no método profissional utilizado pelas grandes editoras.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ola clau. Como posso encomendar uma hq personalizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, mande um email para sapoverde arroba gmail pontocom e conversamos a respeito! bjos

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário