Eu sempre fui apaixonada por livros infantis - desses de se comer com os olhos, cheios de ilustrações. Sempre adorei desenhar e escrever, e dizia que queria ser escritora quando crescesse. Esse sonho persiste, entre outros que acumulei ao longo dos anos. E nessa fase da vida, um desejo vem se tornando cada vez mais forte: o de produzir um livro infantil, de cabo a rabo: escrever, ilustrar e diagramar. Essa ideia vem martelando a minha cabeça e, de alguma forma sempre estou fazendo algum trabalho relacionado a isso.
Num dia desses, fuçando a velha estante, encontrei alguns livros bacanérrimos da minha infância. Devo confessar que foi uma viagem inesperada, e quando dei por mim estava ali há mais de uma hora imersa nas ilustrações e naquele universo, devorando com os olhos cada detalhe, olhando agora por uma perspectiva artística e criativa. Isso acendeu ainda mais o desejo de trabalhar com ilustração infantil. A era digital possibilita muitas coisas, mas pra mim nada se compara à sensação de folhear um livro bem ilustrado.
Nas próximas semanas pretendo publicar uma série de posts compartilhando um pouco dessa viagem ao passado, que jamais fica ultrapassado. Arte nunca envelhece, ela apenas se renova. E pensar que naquela época os livros eram feitos "na unha", sem a ajuda de softwares de diagramação ou de ilustração. Uma coisa totalmente artesanal e encantadora! Mil vezes mais lúdico do que folhear um livro num tablet.
O livro de hoje chama-se
Pipoca, lindamente ilustrado por
Lúcia Vianna Lacourt. Note que a imagem do livro está um tanto quanto amarelada... não é Photoshop não, minha gente. É velharia autêntica!
O que mais me impressiona é a leveza do traço dela. As manchas de aquarela, os respingos, as hachuras... O livro tem um planejamento gráfico impecável. A única coisa que não me agradou foi a fonte escolhida para o texto, toda em itálico.
Adoro a faixa azul rabiscada. Os desenhos são deliciosos de se ver... personagens super expressivos. Enfim, um banquete visual.
|
Colagem, reparem... |
|
Olha que simpática essa traça |
|
Colagem |
|
Manchas e manchas de aquarela. |
Talvez esteja em itálico por ser diálogos...
ResponderExcluir